PROGRAMA DE AÇÃO – QUÍMICA II
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE ARCOVERDE - EREMA
MANUEL ALVES FILHO
INTRODUÇÃO:
Todos preocupados com o papel central da Educação como condição para o desenvolvimento de cidadãos participativos, críticos, construtivos, criativos, solidários e competentes, autor e ator da sua própria história e cientes da necessidade de oferecer Ensino Médio de qualidade, público e gratuito, que atendam as necessidades dos jovens, foi criado através do Decreto nº 28.439, de 04 de outubro de 2005, o Centro de Ensino Experimental de Arcoverde - CEEA.
Em 2008, através do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, o Centro Experimental passou a ser denominado ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE ARCOVERDE.
Atualmente a escola atende aproximadamente 800 jovens dos municípios de Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Pedra, Venturosa, Sertânia, Ibimirim, Inajá, Custódia, Manari, Tabira, Afogados da Ingazeira, Iguaraci, Alagoinha, Santa Terezinha e Pesqueira.
A ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE ARCOVERDE é uma realidade. Gestão, metodologia, conteúdos diferenciados, horários e professores em tempo integral, laboratórios, oficinas pedagógicas, educação para valores como respeito, solidariedade, justiça, responsabilidade e ética, fazem parte desse modelo inovador e irradiador de experiências exitosas. Dessa forma a Química como ciência possibilita a compreensão dos fenômenos naturais através da observação analítica, prática e crítica do mundo em que vivemos; proporcionando, através dos conteúdos vivenciados, o conhecimento necessário para a formação integral do indivíduo.
1 – NEGÓCIO:
Desenvolver habilidades nos educandos para que eles compreendam a utilização da química no seu cotidiano, construindo e aplicando conceitos de Química para a compreensão de fenômenos naturais.
2 – FILOSOFIA:
2. 1 DOMÍNIO DO NEGÓCIO:
Aprofundamento dos conteúdos de Química através da pesquisa, de aulas expositivas e aulas práticas em laboratório.
2. 2 ENFOQUE:
Trabalhar os conteúdos relacionados ao plano de ensino orientando para o autodidatismo e contribuindo para a formação do respeito e solidariedade do jovem pela vida e pelo meio ambiente; estimulando a sua iniciativa e criatividade no estabelecimento de uma cultura científica.
2. 3 POSTURAS:
O respeito, a ética e a solidariedade são de fundamental importância na relação de interação no processo de ensino aprendizagem promovendo a capacidade do estudante para o pleno desenvolvimento do seu potencial.
2. 4 ESTRATÉGIAS OU DIRETRIZES:
Estão presentes no plano de ensino e nos Guias de aprendizagem de cada unidade.
2. 5 ALINHAMENTO:
– Coordenação pedagógica;
– Professores da Área de ciências exatas;
– Professores das demais áreas de conhecimento;
– Laboratorista;
– Integrantes do núcleo pedagógico da Escola.
3 – RESULTADOS COMBINADOS OU PACTUADOS:
São regulados segundo o sistema de avaliação de desempenho existente.
3. 1 RESULTADOS ESPERADOS:
– Atingir objetivos no plano de ensino;
– Efetivar aprendizagem dos alunos;
– Por em prática o plano de ação;
– Trabalhar a interdisciplinaridade;
– Ser capaz de selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas;
– Tomar decisões e enfrentar situações problemas no seu meio.
3. 2 RESULTADO GLOBAL:
Contribuição pessoal para o bom andamento e funcionamento desta Escola, bem como zelar para a boa qualidade do ensino.
3. 3 RESULTADOS INDIVIDUAIS:
– Realização de projetos interdisciplinares;
– Elaboração do manual de laboratório;
– Produção de pesquisas voltadas para os temas transversais;
– Replicação de experiências com outras escolas;
– Respeito aos valores humanos e consideração à diversidade sócio-cultural.
3. 4 RESULTADOS INTANGÍVEIS:
– Atendimento individual aos alunos;
– Participação nos projetos da escola;
– Disponibilidade para ajudar colegas, gestores e funcionários em geral;
– Contribuição para a formação dos protagonistas juvenis;
– Despertar no aluno a curiosidade na produção da química;
– Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade.
4. COMUNICAÇÃO:
-Com a gestora, coordenador pedagógico e professores em reuniões pedagógicas, sempre que necessário;
-Com o coordenador pedagógico periodicamente.
5. ORGANIZAÇÃO E ORÇAMENTO:
-Aquisição de uma impressora para a sala de professores;
-Reposição de reagentes e materiais de laboratórios;
-Climatização das salas de aula.
6. SUBSTITUTO
• Educadora: Auxiliadora Rodrigues
7. FATORES CRÍTICOS/ APOIO REQUERIDO
• Atualização na área;
• Formação continuada;
• Material para Pesquisa/Biblioteca.
Olá Professor!! Gostei do seu plano. Muito focado no que de fato precisamos.: um olhar diferenciado, que pensa além da linguagem formal. formal. Sou Maria de Lourdes Alves, pedagoga atuando com AG na EREM Nicanor Souto Maior em Caruaru
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