ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE ARCOVERDE
GUIA DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA- I BIMESTRE- 2010
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: MANUEL ALVES FILHO
1. JUSTIFICATIVA
Vivemos em um mundo rodeado de reações químicas. Na cozinha, o preparo dos alimentos envolve reações químicas muito complexas. O próprio ato de comer dar início a uma série de reações químicas que ocorrem em nosso organismo e que sustentam a vida. Na partida, o ônibus espacial queima hidrogênio e gera nuvens de vapor d’água.
Neste bimestre vamos prever e agrupar as reações químicas mais comuns e também começar a falar em quantidades envolvidas nas reações químicas
2. ATIVIDADES PRÉVIAS
• Discussão e socialização de leitura de textos em grupo.
• Questionamentos orais sobre os conhecimentos prévios dos estudantes.
3. OBJETIVOS INSTRUCIONAIS GERAIS
• Compreender uma reação química e a traduzir na forma de equação interpretando os vários códigos químicos utilizados nesta representação;
• Compreender a importância do balanceamento das equações químicas do ponto de vista quantitativo;
• Julgar a ocorrência ou não de reações químicas através da análise dos reagentes envolvidos e dos possíveis produtos formados;
• Traduzir, em termos de quantidade de matéria (mol), as relações quantitativas de massa nas transformações químicas;
• Efetuar cálculos envolvendo massas atômicas, massas moleculares, mol e massas molares;
• Calcular a quantidade de reagentes e/ou produtos participantes de uma reação química;
• Entender as principais relações entre os coeficientes da equação química e as quantidades de substâncias participantes no processo;
• Interpretar fórmulas químicas (molecular, mínima e percentual) usando os conceitos de quantidade de matéria e massa molar.
3.1. OBJETIVOS INSTRUCIONAIS ESPECIFICOS DE APRENDIZAGEM:
• Relacionar o balanceamento de uma equação química com a conservação da massa do sistema;
• Classificar as reações químicas de acordo com o grau de complexidade dos reagentes e produtos;
• Representar através de equações os fenômenos de dissociação e ionização;
• Utilizar a fila de reatividade para fazer previsões sobre a ocorrência de reações de deslocamento;
• Identificar características indicativas de ocorrência de reações de dupla troca;
• Diferenciar massa atômica, massa molecular e massa molar;
• Operar com a composição porcentual em massa de uma substância e ser capaz de relacionar tal composição com a fórmula mínima e com a fórmula molecular da substância;
• Empregar os valores de massa molar na realização de cálculos estequiométricos que permitam a previsão da quantidade de reagentes ou de produtos envolvidos em um processo químico.
4. ATIVIDADES DIDÁTICAS:
4.1. Autodidáticas
• Resolução de exercícios
• Pesquisa bibliográfica
4.2. Didático-cooperativas
• Resolução de problemas em grupo.
5. TEMAS TRANSVERSAIS
• Meio ambiente;
• Saúde;
• Ética.
6. VALORES
• Preservação do meio ambiente;
• Solidariedade.
7. REFORÇO
• Exposição de conteúdos através de transparências, DVD’s e Data show.
8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Serão avaliados os aspectos cognitivos, atitudinais e procedimentais, através da observação dos itens descritos a seguir:
• Elaboração de relatórios da atividade prática coerente com o modelo proposto.
• Desempenho na avaliação escrita;
• Participação ativa nas discussões em sala de aula;
• Respostas pertinentes das questões propostas;
• Participação e desempenho no estudo dirigido e na elaboração e apresentação de trabalhos.
9. ANOTAÇÕES:
9.1. FONTES E REFERÊNCIA
• COUVRE, G.J. Química Total. São Paulo: FTD, 2001
• FONSECA, M.R.M. Completamente Química. São Paulo: FTD, 2001
• USBERCO, J & SALVADOR, E. Química. São Paulo: Saraiva, 2005
• TITO & CANTO. Química na abordagem do cotidiano. São Paulo: Moderna,2006.
• FONSECA, Martha Reis Marques da. Interatividade química. São Paulo: FTD, 2003.
• FELTRE, Ricardo. Química Geral. São Paulo: Moderna, 2004.
9.2.PERÍODO
03 de fevereiro a 16 de abril de 2010 com 47 dias letivos.
OBS: Os conteúdos referentes a Química Orgânica são vivenciados através de aulões nas sextas-feiras como preparatório para os vestibulares da região.
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