segunda-feira, 8 de março de 2010

Guia de aprendizagem- I Bimestre -Química -2º anos - EREMA

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE ARCOVERDE


GUIA DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA- I BIMESTRE- 2010

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO



PROFESSOR: MANUEL ALVES FILHO



1. JUSTIFICATIVA

Vivemos em um mundo rodeado de reações químicas. Na cozinha, o preparo dos alimentos envolve reações químicas muito complexas. O próprio ato de comer dar início a uma série de reações químicas que ocorrem em nosso organismo e que sustentam a vida. Na partida, o ônibus espacial queima hidrogênio e gera nuvens de vapor d’água.

Neste bimestre vamos prever e agrupar as reações químicas mais comuns e também começar a falar em quantidades envolvidas nas reações químicas



2. ATIVIDADES PRÉVIAS

• Discussão e socialização de leitura de textos em grupo.

• Questionamentos orais sobre os conhecimentos prévios dos estudantes.



3. OBJETIVOS INSTRUCIONAIS GERAIS

• Compreender uma reação química e a traduzir na forma de equação interpretando os vários códigos químicos utilizados nesta representação;

• Compreender a importância do balanceamento das equações químicas do ponto de vista quantitativo;

• Julgar a ocorrência ou não de reações químicas através da análise dos reagentes envolvidos e dos possíveis produtos formados;

• Traduzir, em termos de quantidade de matéria (mol), as relações quantitativas de massa nas transformações químicas;

• Efetuar cálculos envolvendo massas atômicas, massas moleculares, mol e massas molares;

• Calcular a quantidade de reagentes e/ou produtos participantes de uma reação química;

• Entender as principais relações entre os coeficientes da equação química e as quantidades de substâncias participantes no processo;

• Interpretar fórmulas químicas (molecular, mínima e percentual) usando os conceitos de quantidade de matéria e massa molar.





3.1. OBJETIVOS INSTRUCIONAIS ESPECIFICOS DE APRENDIZAGEM:

• Relacionar o balanceamento de uma equação química com a conservação da massa do sistema;

• Classificar as reações químicas de acordo com o grau de complexidade dos reagentes e produtos;

• Representar através de equações os fenômenos de dissociação e ionização;

• Utilizar a fila de reatividade para fazer previsões sobre a ocorrência de reações de deslocamento;

• Identificar características indicativas de ocorrência de reações de dupla troca;

• Diferenciar massa atômica, massa molecular e massa molar;

• Operar com a composição porcentual em massa de uma substância e ser capaz de relacionar tal composição com a fórmula mínima e com a fórmula molecular da substância;

• Empregar os valores de massa molar na realização de cálculos estequiométricos que permitam a previsão da quantidade de reagentes ou de produtos envolvidos em um processo químico.





4. ATIVIDADES DIDÁTICAS:

4.1. Autodidáticas

• Resolução de exercícios

• Pesquisa bibliográfica



4.2. Didático-cooperativas

• Resolução de problemas em grupo.



5. TEMAS TRANSVERSAIS

• Meio ambiente;

• Saúde;

• Ética.



6. VALORES

• Preservação do meio ambiente;

• Solidariedade.



7. REFORÇO

• Exposição de conteúdos através de transparências, DVD’s e Data show.



8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Serão avaliados os aspectos cognitivos, atitudinais e procedimentais, através da observação dos itens descritos a seguir:

• Elaboração de relatórios da atividade prática coerente com o modelo proposto.

• Desempenho na avaliação escrita;

• Participação ativa nas discussões em sala de aula;

• Respostas pertinentes das questões propostas;

• Participação e desempenho no estudo dirigido e na elaboração e apresentação de trabalhos.



9. ANOTAÇÕES:

9.1. FONTES E REFERÊNCIA

• COUVRE, G.J. Química Total. São Paulo: FTD, 2001

• FONSECA, M.R.M. Completamente Química. São Paulo: FTD, 2001

• USBERCO, J & SALVADOR, E. Química. São Paulo: Saraiva, 2005

• TITO & CANTO. Química na abordagem do cotidiano. São Paulo: Moderna,2006.

• FONSECA, Martha Reis Marques da. Interatividade química. São Paulo: FTD, 2003.

• FELTRE, Ricardo. Química Geral. São Paulo: Moderna, 2004.



9.2.PERÍODO

03 de fevereiro a 16 de abril de 2010 com 47 dias letivos.

OBS: Os conteúdos referentes a Química Orgânica são vivenciados através de aulões nas sextas-feiras como preparatório para os vestibulares da região.

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