terça-feira, 13 de abril de 2010

GUIA DE PROFISSÕES-2010

:: Química ::


O Químico atua na pesquisa cientifica, estudando as matérias, suas características físicas e químicas, propriedades e reações com relação às variações de temperatura, pressão e luz. Cabe a ele pesquisar a composição e as propriedades de transformação das substâncias.

O curso: Dura de três a quatro anos e nele vê-se matérias como Matemática, Desenho, Mineralogia, Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química e Bioquímica. Nos últimos dois anos, as aulas são laboratoriais, onde se aprende a manipular substâncias e equipamentos. No terceiro ano, o estudante opta entre a Licenciatura e o Bacharelado em Química ou em Química Industrial (em algumas universidades o curso de Química Industrial está inserido no de Química, em outras está separado). O estágio é obrigatório.
O que o Químico faz: Pode exercer o Ensino (dá aulas no ensino Fundamental e Médio. Com pós-graduação, pode atuar no ensino Universitário) e a Química Científica (trabalhar com pesquisa cientifica).

Perfil do Químico: Paciência, meticulosidade, habilidade numérica, interesse cientifico, curiosidade por atividades laboratoriais e de pesquisa.

Onde estudar em Pernambuco: Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Salário médio inicial: R$ 965,60



:: Química Industrial ::

O profissional dessa área aplica princípios e métodos químicos aos processos industriais. Em uma indústria, ele desenvolve novos produtos, faz o controle de qualidade, elabora projetos de processamento, coordena a operação e a manutenção de equipamentos, além do tratamento dos resíduos industriais, para evitar danos ao meio ambiente.

O curso: Dura de três anos e meio a quatro anos. É composto por disciplinas como Matemática, Desenho, Mineralogia, Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química e Bioquímica. A carga horária dá ênfase a matérias dedicadas aos processos de produção de diversas indústrias do setor químico. Durante as atividades em laboratórios, aprende-se a manipular substâncias e equipamentos. O estágio é obrigatório.

Perfil do Químico Industrial: Exatidão, perseverança, espírito investigativo, boa coordenação motora e habilidade com números.

Onde estudar em Pernambuco: Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Salário médio inicial: R$ 965,60


Extraído de www.educacao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário. Favor assinar o blog com seu nome, turma e e-mail.