SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE ARCOVERDE
RUA ARCELINO DE BRITO, 200 – ARCOVERDE-PE
FONE: (087)38218410
PLANO DE CURSO – I SEMESTRE DE 2011
PERÍODO DE ATENDIMENTO: INTEGRAL
EDUCADOR: MANUEL ALVES FILHO
DISCIPLINA: QUÍMICA
SERIE: 2º ANOS
TURMA(S): A, B, C, D, E e F
QUÍMICA
UNIDADE 1 - (FEVEREIRO, MARÇO e ABRIL)
03/02 A 19/04/2011
2ª SERIE DO ENSINO MÉDIO I BIMESTRE ANO 2011
04 AULAS SEMANAIS
COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES/ CONTEÚDOS/ ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Competências:
C7. Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações, identificar regularidades, invariantes e transformações. (Correlacionada com a Competência6 da Área – CA6)
C8. Identificar as informações ou variáveis relevantes em uma situação-problema e elaborar possíveis estratégias para equacioná-la ou resolvê-la. (Correlacionada com a Competência3 da Área – CA3)
Habilidades:
H15.Reconhecer a conservação no número de átomos de cada substância, nas transformações químicas e nas representações das reações.
H16. Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.
H17.Reconhecer e compreender fenômenos envolvendo interações e transformações químicas, identificando regularidades e invariantes.
H18.Reconhecer, equacionar e resolver problemas, selecionando procedimentos e estratégias adequados, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
H19. Reconhecer a conservação das massas de cada substância, nas transformações químicas e nas representações das reações.
Conteúdos:
1. REAÇÕES QUIMICAS
• Reações Químicas – classificação, ocorrência.
• Balanceamento, acerto de coeficientes - método das tentativas.
2. RELAÇÕES DE MASSA
• Unidade de massa atômica.
• Massa atômica, massa dos elementos e massa molecular.
• Conceito de Mol.
• Massa molar.
• Constante de Avogadro
3. CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS
• Leis Ponderais.
• Cálculos estequiométricos
- reações com substâncias impuras;
- rendimento de uma reação
Estratégias Didáticas:
• Aulas expositivas com uso de transparências , DVDs e Data Show;
• Resoluções de exercícios do livro didático individualmente e em grupo;
• Apresentação de debates e seminários em sala de aula;
• Elaboração e apresentação de relatórios;
• Resolução de questões dos principais vestibulares e ENEM;
• Atividades práticas em laboratório
QUÍMICA
UNIDADE 2- (ABRIL, MAIO e JUNHO)
20/04 A 30/06/2011
2ª SERIE DO ENSINO MÉDIO II BIMESTRE ANO 2011
04 AULAS SEMANAIS
COMPETENCIAS/ HABILIDADES/ CONTEÚDOS/ ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
C7. Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações, identificar regularidades, invariantes e transformações. (Correlacionada com a Competência6 da Área – CA6)
C8. Identificar as informações ou variáveis relevantes em uma situação-problema e elaborar possíveis estratégias para equacioná-la ou resolvê-la. (Correlacionada com a Competência 3 da Área – CA3)
Habilidades:
H17. Reconhecer e compreender fenômenos envolvendo interações e transformações químicas, identificando regularidades e invariantes.
H18. Reconhecer, equacionar e resolver problemas, selecionando procedimentos e estratégias adequados, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
Conteúdos;
1. ESTUDO DOS GASES
• Estequiometria gasosa.
• Características gerais dos gases.
• Transformações gasosas.
• Equação de estado dos gases perfeitos.
• Misturas de gases. • Aulas expositivas com uso de transparências , DVDs e Data Show;
Estratégias Didáticas:
• Resoluções de exercícios do livro didático individualmente e em grupo;
• Apresentação de debates e seminários em sala de aula;
• Elaboração e apresentação de relatórios;
• Resolução de questões dos principais vestibulares e ENEM;
• Atividades práticas em laboratório.
• Realização de pesquisas bibliográficas na Internet, utilizando o Laboratório de Informática da escola.
Manuel Alves Filho
Arcoverde-PE, 04 de fevereiro de 2011.
Sou professora e adorei seu plano. Parabéns!
ResponderExcluirSou professora e adorei seu plano. Parabéns!
ResponderExcluir