quinta-feira, 22 de abril de 2010

RECICLAGEM DAS BITUCAS DE CIGARRO


Pesquisadores chineses estudam reciclagem de restos de cigarro.


Pesquisadores chineses estudam reciclagem de restos de cigarroPesquisadores chineses estudam reciclagem de restos de cigarro

redação UrbanPost   de São Paulo
Pesquisadores da universidade de Xi’an Jiaotong University estão estudando um meio de reciclar restos de cigarros, transformando o material num produto anticorrosivo.
Para obter o material, as bitucas são imersas em água por 24 horas para retirar de lá algumas substâncias químicas, como a nicotina. Depois, os restos de cigarro recebem um banho de ácido e o produto resultante desta mistura pode ser aplicado em aços carbono. A informação é da Chemical & Engineerging News.
Todo o ano é produzido cerca de 4,5 trilhões de unidades de cigarros no mundo todo. Boa parte de seus restos são simplesmente descartados sem qualquer cuidado especial. Num único dia, mais de 3 milhões de bitucas foram recolhidas nas praias do mundo todo numa ação global de limpeza – 1 milhão delas só nos Estados Unidos. Vale lembrar que a bituca de cigarro leva cerca de dois anos para se decompor e pode ser confundida com alimento por animais marinhos.

Extraído de http://verde.br.msn.com/ em 21 de abril de 2010.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA- 2º ANOS- I BIMESTRE

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO
ARCOVERDE, 16/04/2010
ALUNO(A): ________________________Nº ____
PROF: MANUEL ALVES TURMA: 2º ____

RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA – I BIMESTRE

01) (COVEST-PE) O cobre consiste em dois isótopos com massas 62,96u e 64,96 u e abundância isotópica de 70,5% e 29,5%, respectivamente. A massa atômica do cobre é:
a) 63,96 u.      b) 62,55 u.    c) 63,00 u.     d) 63,55 u.      e) 63,80 u.


02) (UEL-PR) Assinale a opção que apresenta as massas moleculares dos seguintes compostos: C6H12O6; Ca3(PO4)2 e Ca(OH)2, respectivamente:
Dados: H = 1 u; C = 12 u; O = 16 u; Ca = 40 u; P = 31 u.
a) 180, 310 e 74.       b) 150, 340 e 73.     c) 180, 150 e 74.     
d) 200, 214 e 58.       e) 180, 310 e 55.


03) Qual é a massa de 10 mols de glicose (C6H12O6) e quantas moléculas apresentam?
a) 180g e 6,02 x 1023 moléculas.
b) 1800g e 60,2 x 1023 moléculas.
c) 10g e 6,02 x 1023 moléculas.
d) 1800g e 6,02 x 1023 moléculas.
e) 18g e 6,02 x1023 moléculas


04) Completando a reação H3PO4 + Ba(OH)2 --------> ............ + H2O e acertando os coeficientes, a
alternativa que corresponde aos coeficientes estequiometricamente corretos é:
a) 2, 3, 3, 6.     b) 1, 1, 3, 1.    c) 2, 3, 1, 6.       d) 1, 3, 1, 1.         e) 1, 1, 1, 1.


05) Dadas as equações químicas não balanceadas:
Al(OH)3 + H2SO4 ------->  Al2(SO4)3 + H2O
C3H8 + O2 ------->  CO2 + H2O
As somas dos coeficientes (menores e inteiros possíveis) de cada equação química são,
respectivamente:
a) 12 e 12.      b) 12 e 13.       c) 15 e 14.      d) 10 e 11.  
 e) 10 e 10.


06) O ácido fosfórico, usado em refrigerantes tipo “cola” e possível causador da osteoporose, pode ser formado a partir da equação não-balanceada:      Ca3(PO4)2 + H2SO4 -------> H3PO4 + CaSO4
Partindo-se de 62g de Ca3(PO4)2 e usando-se quantidade suficiente de H2SO4, qual, em gramas, a
massa aproximada de H3PO4 obtida ?
Dados: H = 1u; O = 16u; P = 31u; Ca = 40u.
a) 19,8g.      b) 25,0g.        c) 39,2g.       d) 45,6g.      e) 51,8g.


07) Jacques A. C. Charles, químico famoso por seus experimentos com balões, foi o responsável pelo segundo vôo tripulado. Para gerar gás hidrogênio, com o qual o balão foi cheio, ele utilizou ferro metálico e ácido, conforme a seguinte reação:
Fe(s) + H2SO4(aq) ------->  FeSO4(aq) + H2(g)
Supondo-se que tenham sido utilizados 448kg de ferro metálico; o volume, em litros, de gás hidrogênio obtido nas CNTP foi de:
Dados: O = 16 g/mol; Fe = 56 g/mol. VM= 22,7 L
a) 89,6 L.        b) 179,2 L.      c) 268,8 L.      d) 89600 L.   
e) 181600 L


08) Dois frascos, A e B, contendo diferentes reagentes, estão hermeticamente fechados e são colocados nos pratos de uma balança, que fica equilibrada como mostra o diagrama abaixo.
Os frascos são agitados para que os reagentes entrem em contato. As seguintes reações ocorrem:
Frasco A: Na2SO4 + Ba(NO3)2 -------> 2 NaNO3 + BaSO4 (precipitado branco)
Frasco B: Zn (s) + H2SO4 ------->  ZnSO4 + H2 (g)
Podemos afirmar que:
I. Com o andamento das reações o braço da balança pende para o lado do frasco A.
II. Com o andamento das reações o braço da balança pende para o lado do frasco B.
III. Com o andamento das reações os braços da balança permanecem na mesma posição.
IV. As reações satisfazem a lei de Lavoisier.
É (são) verdadeira(s), apenas, a(s) afirmação(ões):
a) I.           b) II e IV.            c) III.     d) I e II.       e) III e IV


09) A fórmula mínima de uma substância é CH2 e sua massa molecular é 70 uma. A fórmula molecular dessa substância é:
Dados: H = 1 uma; C = 12 uma
a) C3H6.     b) C5H10.     c) C5H12.     d) C3H8.     e) C10H5.

10) Uma substância tem massa molecular 200 e contém 72% de carbono, 16% de oxigênio e 12% de hidrogênio. Qual a sua fórmula molecular?
Dados: H = 1 u.; C = 12 u.; O = 16 u.
a) C6H12O      b) C10H16O4      c) C11H20O3    d) C12H24O2    
e) C13H28O


BOA SORTE!!!!

terça-feira, 13 de abril de 2010

alunos do 2º B- 2010

Os alunos do 2º ano B da Escola de Referência em Ensino Médio de Arcoverde durante momento de intervalo entre as aulas.
Foto retirada por Manuel Alves em 13 de abril de 2010.

GUIA DE PROFISSÕES-2010

:: Química ::


O Químico atua na pesquisa cientifica, estudando as matérias, suas características físicas e químicas, propriedades e reações com relação às variações de temperatura, pressão e luz. Cabe a ele pesquisar a composição e as propriedades de transformação das substâncias.

O curso: Dura de três a quatro anos e nele vê-se matérias como Matemática, Desenho, Mineralogia, Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química e Bioquímica. Nos últimos dois anos, as aulas são laboratoriais, onde se aprende a manipular substâncias e equipamentos. No terceiro ano, o estudante opta entre a Licenciatura e o Bacharelado em Química ou em Química Industrial (em algumas universidades o curso de Química Industrial está inserido no de Química, em outras está separado). O estágio é obrigatório.
O que o Químico faz: Pode exercer o Ensino (dá aulas no ensino Fundamental e Médio. Com pós-graduação, pode atuar no ensino Universitário) e a Química Científica (trabalhar com pesquisa cientifica).

Perfil do Químico: Paciência, meticulosidade, habilidade numérica, interesse cientifico, curiosidade por atividades laboratoriais e de pesquisa.

Onde estudar em Pernambuco: Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Salário médio inicial: R$ 965,60



:: Química Industrial ::

O profissional dessa área aplica princípios e métodos químicos aos processos industriais. Em uma indústria, ele desenvolve novos produtos, faz o controle de qualidade, elabora projetos de processamento, coordena a operação e a manutenção de equipamentos, além do tratamento dos resíduos industriais, para evitar danos ao meio ambiente.

O curso: Dura de três anos e meio a quatro anos. É composto por disciplinas como Matemática, Desenho, Mineralogia, Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química e Bioquímica. A carga horária dá ênfase a matérias dedicadas aos processos de produção de diversas indústrias do setor químico. Durante as atividades em laboratórios, aprende-se a manipular substâncias e equipamentos. O estágio é obrigatório.

Perfil do Químico Industrial: Exatidão, perseverança, espírito investigativo, boa coordenação motora e habilidade com números.

Onde estudar em Pernambuco: Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Salário médio inicial: R$ 965,60


Extraído de www.educacao.pe.gov.br

quinta-feira, 8 de abril de 2010

SIMULADO DE EXATAS - I BIMESTRE - QUÍMICA E FÍSICA

QUÍMICA

11º) (FATEC-SP) Uma das formas de medir o grau de intoxicação por mercúrio em seres humanos é a determinação de sua presença nos cabelos. A Organização Mundial da Saúde estabeleceu que o nível máximo permitido, sem risco para a saúde, é 50 ppm, ou seja, 50x10 – 6g de mercúrio por grama de cabelo. (Ciência Hoje, vol. 2, nº 61, p.11). Nesse sentido, pode-se afirmar que essa quantidade de
mercúrio corresponde a:

Dados: Hg = 200 g/mol; Nº de Avogadro = 6,0x1023.

a) 1,5x1017 átomos de Hg.

b) 1,5x1023 átomos de Hg.

c) 1,5x106 átomos de Hg.

d) 150 bilhões de átomos de Hg.

e) 200 milhões de átomos de Hg.


12º) Sabendo-se que a massa atômica da prata é igual a 108 u, podemos afirmar que um átomo de prata pesa:

I. 108g.

II. 108 u.

III. 108 vezes mais que o átomo de 12C.

IV. 108 vezes mais que 1/12 do átomo 12C.

V. 9 vezes menos que um átomo de 12C.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmação(ões):

a) I, III e V.

b) II, III e V.

c) II, IV e V.

d) II e IV.

e) I.

13º) Um elemento químico genérico possui dois isótopos de massas atômicas M1 e M2 com abundância,respectivamente de 25% e 75%. A massa média desse elemento químico é:

a) ( M1 + M2 ) / 100

b) 25 M1 + 75 M2

c) 0,25 M1 + 0,75 M2

d) M1 + M2

e) 100 M1 . M2

14º) (VUNESP-ADAPTADO) O carbonato de cálcio (CaCO3), principal constituinte do calcário, é um sal usado na agricultura para corrigir a acidez do solo. Este sal, ao ser aquecido vigorosamente, sofre decomposição térmica, produzindo óxido de cálcio (CaO) e gás carbônico (CO2) .
Podemos afirmar que as massas molares (expressas em g/mol) das substâncias citadas, respectivamente, são:
Dados: Massas atômicas: Ca=40; C=12; O=16)
a) 100 - 56 - 44

b) 56 – 100 - 44

c) 44 - 56 - 100

d) 56 - 44 - 100

e) 44 – 100 - 56

15º) A seqüência que representa, respectivamente, reações de síntese, análise, simples troca e dupla troca são:

I. Zn + Pb(NO3)2 ---> Zn(NO3)2 + Pb

II. FeS + 2 HCl ---> FeCl2 + H2S

III. 2 NaNO3 --->2 NaNO2 + O2

IV. N2 + 3 H2---> 2 NH3

a) I, II, III e IV.

b) III, IV, I e II.

c) IV, III, I e II.

d) I, III, II e IV.

e) II, I, IV e III.

16º) Ao participar de uma festa, você pode comer e beber em demasia, apresentando sinais de má digestão ou azia. Para combater a acidez, ocasionada pelo excesso de ácido clorídrico no estômago, seria bom ingerir uma colher de leite de magnésia, que irá reagir com esse ácido. A equação que representa a reação é:

a) Mg(OH)2 + 2 HClO → Mg(ClO)2 + 2 H2O.

b) Mg(OH)2 + 2 HCl → MgCl2 + 2 H2O.

c) Mg(OH)2 + 2 HClO3 → Mg(ClO3)2 + 2 H2O.

d) Mn(OH)2 + 2 HClO2 → Mn(ClO2)2 + 2 H2O.

e) Mn(OH)2 + 2 HCl → MnCl2 + 2 H2O.

17º) (ACR-2001) Sabe-se que o gás metano (CH4) é constituído por 3g de carbono para cada grama de hidrogênio:

01. A porcentagem de carbono no metano é de 25%.

02. A porcentagem de hidrogênio no metano é de 75%.

04. A fórmula mínima e a fórmula molecular do metano são iguais

08. A fórmula centesimal do metano é C75%H25%.

16 A fórmula centesimal do metano é C25%H75%.

O somatório das questões corretas é:

a) 31

b) 07

c) 14

d) 30

e) 12

18º) (MACKENZIE-SP) Para a equação abaixo, têm-se valores estequimétricos colocados nos quadros (I) e (II):
               N2  +   3H2 ------->  2NH3
I              28g         6 g               34 g
II         22,4 L     67,2 L           44,8 L    (a 0ºC e 1 atm)

É correto afirmar que, usando somente esses valores, verifica-se que a lei de:

a) Proust pode ser aplicada com os valores de (I) somente.

b) Lavoisier pode ser aplicada com os valores de (II), embora não seja obedecida.

c) Gay-Lussac pode ser demonstrada com os valores de (II) e que a lei de Lavoisier é demonstrada com os valores de (I).

d) Gay-Lussac pode ser aplicada usando-se os valores de (I) e (II).

e) Proust está demonstrada com os valores de (II).

19º) (UNESP) considere as afirmações I, II e III, a respeito da nicotina, cuja fórmula molecular é C10H14N2.

I. C10H14N2 é também a fórmula empírica da nicotina.

II. Cada molécula de nicotina é formada por 10 átomos de carbono, 14 átomos de hidrogênio e 2

átomos de nitrogênio.

III. 1 mol de moléculas de nicotina contém 10 mols de átomos de carbono, 14 mols de átomos de

hidrogênio e 2 mols de átomos de nitrogênio.

Estão corretas as afirmações:

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I e III, apenas.

e) I, II e III.

20º) Uma substância de fórmula mínima C2H3O2 tem massa molecular igual a 118. A sua fórmula molecular é:
Dados: H = 1u; C = 12 u; O = 16 u

a) C2H3O2.

b) C2H6O2.

c) C4H3O2.

d) C4H6O4.

e) C6H9O6.

FÍSICA

21.(UERJ) Uma temperatura na escala Fahrenheit é indicada por um número que é o dobro daquele pelo qual ela é representada na escala Celsius. Essa temperatura é:

a) 140o C

b) 148o C

c) 160o C

d) 130o C

e) 142ºC

22-(Fatec-SP) Calor é energia que se transfere de um corpo para outro em determinada condição. Para essa transferência de energia é necessário que entre os corpos exista:

a) uma diferença de temperatura.

b) vácuo.

c) contato mecânico rígido.

d) ar ou um gás qualquer.

e) nda

23-(Cescea-SP)) Escolha a opção que completa corretamente as lacunas do texto:

"Por muito tempo, na história da Física, considerou-se que o calor era uma propriedade dos corpos, que a possuíam em uma quantidade finita. Este conceito errôneo desapareceu no final do século XVIII. E hoje sabe-se que calor é uma forma de (1)_____e, portanto, não tem sentido falar em (2) _________''.

a) (1) temperatura;

(2) aquecimento dos corpos.

b) (1) energia em trânsito;


(2) calor contido nos corpos.

c) (1) pressão;

(2) energia contida nos corpos.

d) (1) força ;

(2) trabalho realizado por um corpo .

e) (1) momento;

(2) energia cinética de um corpo .

24-(PUC-SP) Assinale a frase mais correta conceitualmente.

a) "O dia está frio; estou recebendo muito frio".

b) "Vou medir a febre dele".

c) "estou com calor".

d) "O dia está quente; estou recebendo muito calor".

e) as alternativas (a) e (d) estão corretas.

25- Leia os textos

Texto 1

“Sabe-se que a dilatação linear de uma barra de certo material de comprimento inicial Lo, sujeito a uma variação de temperatura , é dada pela expressão o. ,”

Texto 2

“Uma pessoa encheu completamente o tanque de gasolina de seu carro e deixou-o estacionado ao sol. Depois de um certo tempo, ela verificou que, em virtude da elevação de temperatura, certa quantidade de gasolina havia entornado.”
Com base nos dois textos, considere as afirmativas:
Afirmativas referentes ao texto 1

I- Barras de diferentes materiais, sujeito a mesma variação de temperatura, poderão sofrer a mesma variação de comprimento

II- Para duas barras com diferentes coeficientes de dilatação, sujeitas à mesma variação de temperatura, a que tiver o maior coeficiente de dilatação sempre sofrerá maior variação de comprimento

III- Para barras de mesmo material, sujeitas a mesma variação de temperatura, quanto maior for o comprimento inicial da barra, maior será a dilatação.

Afirmativas referentes ao texto 2

IV- A dilatação real da gasolina foi maior que a dilatação do tanque

V- a quantidade que entornou representa a dilatação real que a gasolina sofreu

VI- o tanque da gasolina se dilatou

VII- o coeficiente de dilatação da gasolina é maior que o coeficiente de dilatação volumétrica do material de que é feito o tanque.
É correto afirmar que:

a) texto 1 apenas a afirmativa I está correta.

Texto 2 apenas V e VI são verdadeiras

b)texto 1 apenas a afirmativa I e III estão corretas


texto 2apenas a V é falsa

c) texto 1apenas a afirmativa III está correta

texto 2 apenas IV e VI são falsas

d) texto 1 apenas a afirmativa I e II estão corretas

texto 2 apenas IV e V são falsas

e) texto 1 todas estão corretas

texto 2 apenas VII é verdadeira

26-(UFPel-RS) Todos sabemos que é essencial a presença da água para assegurar a existência de vida em nosso planeta. Um comportamento especifico dessa importante substancia garante, por exemplo, que o “simpático” urso tente garantir sua refeição, apanhando um peixinho que nada em um lago, abaixo da camada de gelo.

A formação dessa camada de gelo na superfície do lago, permitindo que a fauna e a flora permaneçam vivas em seu interior liquido, deve-se:

a) à dilatação irregular da água, que atinge densidade máxima à temperatura de 4ºC.

b) ao elevado calor especifico da água, que cede grandes quantidades de calor ao sofrer resfriamento.

c) à grande condutividade térmica do gelo, que permite ao sol continuar a aquecer a água do lago

d) à temperatura de solidificação da água, que permanece igual a 0ºC, independentemente da pressão a que ela esta submetido.

e) ao elevado calor latente de solidificação da água, que cede grandes quantidades de calor ao passar ao estado sólido.

27-(FURG-RS) As moléculas de água no estado cristalino (gelo) se organizam em estruturas hexagonais com grandes espaços vazios. Ao ocorrer a fusão, essas estruturas são rompidas, e as moléculas se aproximam umas das outras, ocasionando redução de volume da substancia. O aumento de densidade ocorre inclusive na fase líquida, de 0ºC a 4ºC.

O texto acima explica o conceito de:

a) calor específico

b) evaporação

c) dilatação anômala

d) capacidade térmica

e) dilatação aparente

28-(Unnifenas-CE) Para comemorar os 500 anos do Brasil, resolvi criar um termômetro, cuja escala batizei de “Brasil” (B). Na escala B, o ponto de fusão do gelo é 1500ºB, e o ponto de ebulição a água é 2000ºB. Se no dia 22 de abril de 2000, a diferença entre a maior e a menor temperatura registrada no Brasil for de 15ºC, essa diferença registrada no meu termômetro será de:

a) 1,625ºB

b) 1,525ºB

c) 75ºB

d) 85ºB

e) 3ºB

29- (Mackenzie-SP) Certo dia foi registrada uma temperatura cuja indicação na escala Celsius correspondia a 1/3 da respectiva indicação na escala Fahrenheit. Tal temperatura foi de:

a) 80o C

b) 41,8o F

c) 41,8o C

d) 26,7o F

e) 80o F

30-(FCMSC) O coeficiente de dilatação linear de uma determinada substância é igual a X. Entre os valores seguintes, o que mais se aproxima do valor do coeficiente de dilatação superficial dessa substância é:

a) X / 4

b) X / 2

c) 2X

d) X

e) 4X

quarta-feira, 7 de abril de 2010

CAPACITAÇÃO EM RECIFE


Os professores François (Matemática), Oscar Pacheco (Geografia) e Genivaldo Leal (Biologia) em momento de lazer após a capacitação realizada em Recife.

PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

Os professores Oscar Pacheco (Geografia) e Ana Maria (História) em momento de confraternização.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO

LEI Nº 11.329, DE 16 DE JANEIRO DE 1996
EMENTA: Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público de Pré-Escolar, Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de Pernambuco.
O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:
TÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1º - A presente Lei, denominada Estatuto do Magistério Público do Estado de Pernambuco, estrutura, organiza e disciplina a situação jurídica do Pessoal do Magistério vinculado a Administração Estadual Direta.
Art. 2º - O exercício das funções do magistério público tem como espaço de intervenção o campo educacional, na perspectiva da construção de uma escola pública democrática e de qualidade, reconhecendo a educação como direito social básico.



TÌTULO II
DO QUADRO DO MAGISTÉRIO
CAPÌTULO I
DAS CARREIRAS DO QUADRO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO
Art. 3º - O Quadro de Pessoal do Magistério Público compreende a carreira do magistério público de pré-escolar e do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, e a carreira do magistério público de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série e de Ensino Médio.
Art. 4º - A carreira do magistério público de pré-escolar e do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série e o agrupamento das classes do cargo público de professor de pré-escolar e do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.
Art. 5º - A carreira do magistério público do Ensino Fundamental de 5º a 8º série e Ensino Médio e o agrupamento do cargo público de professor do Ensino Fundamental de 5º a 8º série e do Ensino Médio.





CAPÍTULO II
DAS FUNÇÕES DOS CARGOS DAS CARREIRAS DO MAGISTÉRIO
Art. 6º - As funções do magistério público compreendem o exercício da regência de classe e de atividades técnico-pedagógicas que dão diretamente suporte as atividades de ensino, e que requerem formação específica.
§ 1º - A regência de classe será exercida em escolas públicas registradas no Cadastro Geral da Secretaria de Educação e Esportes e em centros de ensino e esportivos da rede estadual.
§ 2º - A execução de atividades técnico-pedagógicas se dará em escolas, centros de ensino, de reabilitação e de educação especial, e em equipes centrais ou regionais da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.
Art. 7º - São atribuições do professor em regência de classe:
I - planejar e ministrar aulas, coordenando o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis de ensino;
II - elaborar e executar programas educacionais;
III - selecionar e elaborar o material didático utilizado no processo ensino-aprendizagem;
IV - organizar a sua prática pedagógica, observando o desenvolvimento do conhecimento nas diversas áreas, as características sociais e culturais do aluno e da comunidade em que a unidade de ensino se insere, bem como as demandas sociais conjunturais;
V - elaborar, acompanhar e avaliar projetos pedagógicos e propostas curriculares;
VI - participar do processo de planejamento, implementação e avaliação da prática pedagógica e das oportunidades de capacitação;
VII - organizar e divulgar produções científicas, socializando conhecimentos, saberes e tecnologias;
VIII - desenvolver atividades de pesquisa relacionadas à prática pedagógica:
IX - contribuir para a interação e articulação da escola com a comunidade.
X - acompanhar e orientar estágios curriculares.
Art. 8º - São atribuições do professor no exercício de atividades técnico-pedagógicas:
I - acompanhar e apoiar a prática pedagógica desenvolvida na escola;
II - estimular atividades artísticas, culturais e esportivas na escola;
III - localizar demandas de capacitação em serviço e de formação continuada;
IV - programar e executar capacitação em serviço;
V - participar da formulação e aplicação do processo de avaliação escolar;
VI - acompanhar a dinâmica escolar e coordenar ações inter-escolares;
VII - supervisionar a vida escolar do aluno;
VIII - zelar pelo funcionamento regular da escola;
IX - assessorar o processo de definição do planejamento de políticas educacionais, realizando diagnóstico, produzindo, organizando e analisando informações;
X - promover a divulgação, monitorar e avaliar a implementação das políticas educacionais;
XI - realizar avaliação psico-pedagógica e prestar atendimento aos alunos portadores de deficiência.



CAPÍTULO III
DO PROVIMENTO E DO ACESSO
Art. 9º - O acesso aos cargos das carreiras do magistério público, de acordo com a habilitação, se fará sempre através das respectivas classes iniciais de cada cargo, e obrigatoriamente na atribuição de regência de classe.
Parágrafo único - O ingresso no Quadro de Pessoal do Magistério Público dar-se-á por meio de concurso público de provas ou provas e títulos.
Art. 10 - Para acesso ao cargo de professor de pré-escolar e do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, respeitadas as classes iniciais de cada cargo da carreira do magistério de pré-escolar e do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, será exigida formação para o magistério em nível médio ou licenciatura plena em Pedagogia com habilitação para o magistério.
Art. 11 - Para o exercício do cargo de professor do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série e do Ensino Médio da carreira do magistério público do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série e Ensino Médio exigir-se-á Licenciatura Plena compatível com a disciplina a ser ministrada.
Art. 12 - Serão exigidos cursos específicos em nível de Especialização, lato-sensu - com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas/aula:
I - dos professores que pretendam atuar com alunos matriculados em classe especial;
II - dos professores que pretendam reger a disciplina de Educação Artística, que tenham Licenciatura Plena em outras áreas da educação.
Parágrafo único - A qualificação de que trata este artigo somente será reconhecida quando o servidor a obtiver em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Poder Público.
Art. 13 - As funções técnico-pedagógicas serão exercidas por professor com titulação pós-graduada "lato sensu" ou "stricto sensu" e com 5 (cinco) anos na regência de classe.
§ 1º - A designação para o exercício de atividades técnico-pedagógicas se fará mediante processos de seleção interna de provas e títulos.
§ 2º - Os critérios e normas que nortearão a seleção interna de que trata este artigo ficarão a cargo de comissão interinstitucional, formalmente constituída, composta de representantes da Secretaria de Educação e Esportes, do sindicato representativo da categoria dos professores da rede pública estadual e de instituições de ensino que promovam cursos de pós-graduação relacionados as licenciaturas.
§ 3º - A localização e lotação dos selecionados dar-se-á segundo a ordem de classificação no processo de seleção.
§ 4º - Para as funções de diretor e diretor-adjunto de escolas não haverá exigência do processo seletivo conforme dispuser lei específica de iniciativa do Poder Executivo.
§ 5º - O professor readaptado poderá desenvolver atividades-técnico-pedagogicas, para tanto devendo cumprir a exigência prevista no "caput" deste artigo no prazo máximo de 3 (três) anos, sendo lotado para o desempenho da função de acordo com a necessidade do serviço, após preenchidas as vagas decorrentes da seleção.


TÍTULO III
DA JORNADA DE TRABALHO
Art. 14 - O regime de trabalho do professor do Serviço Público do Estado de Pernambuco e fixado em hora-aula, independente da função que exerça e do nível de ensino em que atue.
Parágrafo único - A carga horária do professor terá duração mínima de 30 (trinta) horas-aula semanais, correspondentes a 150 (cento e cinqüenta) horas-aula mensais e a duração máxima de 40 (quarenta) horas-aula semanais, correspondentes a 200 (duzentas) horas-aulas mensais.
Art. 15 - A duração da hora-aula em qualquer dos turnos diurnos de trabalho, quer na regência ou na execução de atividades técnico-pedagógicas, será de 50 (cinqüenta) minutos.
Parágrafo único - Será de 40 (quarenta) minutos a duração da hora-aula prestada pelo professor em regência de classe, quando em turno noturno.
Art. 16 - Compõem a carga horária de professor regente:
I - horas-aula em regência de classe;
II - horas-aula atividade;
§ 1º - As horas-aula atividade corresponderão a 20% (vinte por cento) da carga horária total do professor, para docentes que desenvolvam suas atividades em classes da pré-escola e de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.
§ 2º - As horas-aula atividade corresponderão a 30% (trinta por cento) da carga horária total do professor, para docentes que desenvolvam suas atividades em classes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
§ 3º - A hora-aula em regência de classe e a atividade de ensino-aprendizagem desempenhada em sala de aula na escola ou em espaço pedagógico correlato.
§ 4º - A hora-aula atividade compreende as ações de preparação, acompanhamento e avaliação de prática pedagógica e inclui:
a) elaboração de planos de atividades curriculares, provas e correção de trabalhos escolares;
b) participação em eventos, reflexão da prática pedagógica, estudos, debates, avaliações, pesquisas e trocas de experiências;
c) aprofundamento da formação docente;
d) participação em reuniões de pais e mestres e da comunidade escolar;
e) atendimento pedagógica a alunos e pais.
Art. 17 - O professor regente planejará anualmente a utilização de suas horas-aula atividade, devendo desenvolve-las na escola.
Art. 18 - O professor desempenhará a sua carga em uma única escola sempre que houver disponibilidade de vaga para disciplina para qual se encontre habilitado
§ 1º Quando ocorrer disponibilidade de carga horária para uma disciplina em qualquer das unidades de ensino de rede estadual, terá a preferência para lotação o professor que:
a) possua habilitação específica;
b) conte com maior tempo de lotação na própria escola;
c) exerça, por maior lapso de tempo, serviço no magistério público estadual.
§ 2º - A precedência para lotação, dar-se-á sempre em favor do professor que já possua parte de sua carga horária na própria escola.
Art. 19 - O professor que faltar até 10% (dez por cento) da respectiva carga horária mensal poderá ter faltas abonadas, desde que as compense no prazo de até 30 (trinta) dias contados da última falta.
§ 1º - Cada 03 (três) atrasos ou saídas antecipadas de 15 (quinze) minutos, durante o curso de um mesmo mês, será contado como uma falta, podendo ser abonada se os mesmos forem compensados, em um só dia, na forma disposta no "caput" deste artigo.
§ 2º - As faltas abonadas e compensadas não serão descontadas do tempo de serviço.
Art. 20 - O professor que exercer atividade técnico-pedagógica de monitoramento da prática pedagógica docente deverá prestar parte de sua carga horária semanal em unidade de ensino.


TÍTULO IV
DOS DIREITOS, VANTAGENS E DEVERES
CAPÍTULO I
DIREITOS FUNDAMENTAIS
Art. 21 - Além dos direitos previstos nas normas gerais aplicáveis ao servidor público, são direitos específicos dos ocupantes dos cargos das carreiras do magistério:
I - perceber remuneração de acordo com o cargo para o qual foi nomeado o nível de formação, o tempo de serviço e o regime de trabalho;
II - participar de oportunidades de capacitação que auxiliem e estimulem a melhoria do seu desempenho profissional, propiciando a ampliação dos seus conhecimentos;
III - dispor, no ambiente de trabalho, de instalações e material didático-pedagógico suficiente e adequado e de informações educacionais e bibliográficas que permitam desempenhar com qualidade suas atribuições;
IV - reunir-se no local e horário de trabalho para tratar de assuntos e interesse da educação e da profissão, desde que haja anuência prévia da chefia imediata;
V - afastar-se para formação continuada;
VI - participar de congressos, seminários, cursos e outros eventos referentes à educação;
VII - ter acesso a todo acervo legal e dados referentes a sua situação funcional e a organização profissional.
Art. 22 - Ao professor afastado de regência de classe por motivo de doença impeditiva ao exercício da função, comprovada por Junta Médica do Estado, serão assegurados todos os direitos e vantagens.
Parágrafo Único - O professor readaptado será lotado na função para a qual for designado a partir da publicação da portaria que assim o determinar, no órgão oficial de imprensa.
Art. 23 - Superado o motivo que der causa a readaptação de que trata o artigo anterior, o servidor reverterá ao exercício da regência de classe.



CAPÍTULO II
DAS FÉRIAS
Art. 24 - O professor vinculado ao Magistério Público gozará anualmente 30 (trinta) dias de férias.
Parágrafo Único - O período de férias dos professores lotados em escolas situadas em áreas caracterizadas pela sazonalidade da produção econômica atenderá as peculiaridades regionais.
Art. 25 - Fica garantido recesso escolar de 15 (quinze) dias, preferencialmente entre o primeiro e o segundo semestre de cada ano, a ser fixado pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco.


CAPÍTULO III
DA SUBSTITUIÇÃO
Art. 26 - O professor em regência de classe será substituído em suas faltas, impedimentos, licenças ou afastamentos por professor de igual ou superior habilitação, vinculado ao Magistério Público, que permanecerá apenas enquanto perdurar a situação que deu causa.
§ 1º - Em caso de falta ou impedimento inferior a 5 (cinco) dias consecutivos, o professor obriga-se a efetuar a compensação das aulas.
§ 2º - Tratando-se de falta, impedimento, licença ou afastamento por período igual ou superior a 5 (cinco) dias consecutivos, caberá a direção da escola e a Diretoria Executiva Regional de Educação, respectiva, efetuar a substituição.
§ 3º - Na impossibilidade de atender-se ao disposto no "caput" deste artigo, o professor em regência de classe poderá ser efetuado:
I - por professor contratado por prazo determinado;
II - por estagiário.
Art. 27 - Na hipótese da substituição de professor se dar por profissional contratado por tempo determinado ou estagiário, ficará esta limitada ao período máximo de 10 (dez) meses, vedada a renovação.
Parágrafo único - A contratação de professor por prazo determinado, em caso de excepcional interesse público, somente se fará através de processo seletivo simplificado, a ser regulamentado pelo Poder Público.


CAPÍTULO IV
DOS AFASTAMENTOS
Art. 28 - Ao professor será concedido afastamento sem prejuízo de seus vencimentos e vantagens, além dos assegurados pela legislação em vigor, para os seguintes fins:
I - participar de congressos, seminários, encontros, cursos, atividades sindicais e outros eventos relacionados a atividade docente ou técnico-pedagógica respectiva, desde que devidamente autorizado, segundo critérios definidos em regulamentação específica;
II - participar da diretoria e das instâncias de base do sindicato da categoria.
Parágrafo único - O professor afastado para participar de cursos reconhecidos pelo Poder Público fica obrigado, quando da sua conclusão, a permanecer em exercício no magistério público estadual por período idêntico ao do afastamento.


CAPÍTULO V
DA REMOÇÃO
Art. 29 - O professor poderá ser removido a pedido ou por necessidade do serviço.
Parágrafo único - A remoção do professor, a pedido, somente se efetivará no início de cada semestre letivo, ressalvados os casos excepcionais previstos em lei.
Art. 30 - A remoção do professor, a pedido, far-se-á segundo os seguintes critérios de prioridade:
I - ser o mais antigo no exercício do Magistério;
II - ser o mais antigo na escola;
III - ter residência mais próxima da unidade escolar solicitada;
IV - ser arrimo de família;
V - ser o mais idoso.


CAPÍTULO VI
DAS VANTAGENS
Art. 31 - Ao professor lotado em escolas situadas em locais definidos como de difícil acesso, fica assegurada gratificação de 40% (quarenta por cento) do vencimento base do cargo e classe inicial da carreira.
§ 1º - Serão definidas como escolas de difícil acesso, aquelas não servidas por transporte coletivo ou localizadas em áreas íngremes ou em logradouros distantes em mais de 1,5 km. (um quilometro e meio) dos corredores e vias de transportes coletivo.
a) na capital do Estado e municípios da Região Metropolitana: aquelas não servidas por transporte coletivo ou localizadas em áreas íngremes ou em logradouros distantes em mais de 1,5 km (um quilometro e meio) dos corredores e vias de transporte coletivo;
§ 2º - Ao professor localizado em escolas fora da Região Metropolitana do Recife, onde seja necessária a locomoção de um município para o outro, será garantido o mesmo percentual de gratificação previsto no caput deste artigo ainda que a escola não esteja classificada como de difícil acesso.
§ 3º - A Secretaria de Educação e Esportes publicará até 30 (trinta) de dezembro de cada ano letivo a relação das escolas consideradas de difícil acesso.


CAPÍTULO VII
DOS DEVERES
Art. 32 - São deveres do professor, além daqueles fixados no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco:
I - conhecer a legislação educacional;
II - ensinar de forma atualizada os conteúdos curriculares definidos para cada nível de ensino;
III - respeitar ao aluno como sujeito principal do processo educativo e comprometer-se com o avanço do seu desenvolvimento e aprendizagem;
IV - acompanhar a produção de conhecimentos, de saberes e de bens culturais;
V - participar das diversas atividades inerentes ao processo educacional;
VI - empenhar-se na utilização de métodos educativos e democráticos que promovam o processo sócio-político-cultural da comunidade;
VII - comparecer ao trabalho com assiduidade e pontualidade, cumprindo responsavelmente suas funções;
VIII - atuar de forma coletiva e solidária com a comunidade;
IX - lutar para que os objetivos da educação brasileira atendam aos interesses e necessidades da população;
X - contribuir para a construção de uma nova escola e uma nova sociedade.


TÍTULO V
DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Art. 33 - Será assegurado ao servidor integrante das carreiras do magistério público capacitação permanente e formação continuada na perspectiva de melhoria do seu desempenho profissional.
§ 1º - O Poder Executivo, através do órgão próprio estimulará a participação dos professores em cursos oferecidos por universidades ou outras instituições.
§ 2º - Os títulos obtidos em cursos de licenciatura plena e em cursos da pós-graduação "lato sensu" ou "stricto sensu", reconhecidos ou credenciados pelo Poder Público, serão requisitos de progressão vertical.
§ 3º - A produção científica dos professores será objeto de pontuação para fins de progressão e seleção interna, de acordo com regulamentação a ser editada pelo Poder Executivo.
Art. 34 - A capacitação em serviço será oferecida a todos os professores, como ação de reflexão e reconstrução coletiva e permanente da prática pedagógica e da atuação técnico-pedagogica nas diferentes áreas de intervenção educacional, cultural e esportiva.
Art. 35 - Será assegurada aos professores a participação na elaboração e avaliação dos planos plurianuais bem como nas propostas na área de capacitação e no estabelecimento de alternativas de intervenção técnico-pedagógica.


TÍTULO VI
DA APOSENTADORIA
Art. 36 - O professor será aposentado em conformidade com o que dispõe a Constituição da República, a Constituição do Estado de Pernambuco, o Estatuto dos Servidores Públicos de Pernambuco e a presente Lei.
Art. 37 - Os professores serão aposentados com proventos integrais a contar:
I - 25 (vinte e cinco) anos de efetivo exercício, se do sexo feminino, e 30 (trinta) anos, se do sexo masculino;
II- invalidez por acidente de trabalho, doença ou moléstia profissional, ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei.
Art. 38 - O professor aposentado tem direito a assistência total do IPSEP - Instituto de Previdência do Servidor Público do Estado de Pernambuco.


TÍTULO VII
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 39 - A partir da vigência desta Lei, o professor vinculado ao Magistério Público só poderá exercer funções nela definidas e enumeradas.
Art. 40 - Os servidores do Grupo Ocupacional do Magistério permanecerão nos cargos atualmente existentes, até que sejam enquadrados de acordo com critérios a serem estabelecidos em lei.
Art. 41 - O dia 15 de outubro ficará dedicado ao professor, sendo considerado, para aqueles que exercem os cargos que compõem as carreiras do magistério público, como feriado.


CAPÍTULO II
DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS
Art. 42 - A hora-aula do professor de qualquer das carreiras do magistério público, nas escolas que possuam turno intermediário, será de 40 (quarenta) minutos.
Art. 43 - Nas escolas da rede pública estadual de ensino o professor de pré-escola e do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série terá obrigatoriamente regime de trabalho de 150 (cento e cinqüenta) horas-aula, sendo 20% (vinte por cento) de horas-aula atividade, enquanto perdurar a oferta de ensino em turno intermediário.
Art. 44 - Será admitido o desempenho de até 50% (cinqüenta por cento), das horas atividades fora da escola, dos professores localizados em unidades de ensino em que não existam biblioteca, sala de professor e material didático-pedagógico.
Art. 45 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 46 - Revogam-se as disposições em contrário.

PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS, em 16 de JANEIRO de 1996.
MIGUEL ARRAES DE ALENCAR
Governador do Estado
SILKE WEBER


Essa calou os americanos

ESSA CALOU OS AMERICANOS.!!!
Show do Ministro Brasileiro de Educação nos Estados Unidos.


Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um esculacho educadíssimo nos americanos!

Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos,o ex-governador do DF, ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado
sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.

O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.

Esta foi a resposta do Sr.Cristóvam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.

"Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.

"Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro.O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia
para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou
diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço."

"Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser
internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país.
Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.

"Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França.
Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário
ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês,decidiu enterrar com ele, um quadro de
um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

"Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York,
como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.

"Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas
mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

"Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola.
Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.

"Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo.
Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia
seja nossa. Só nossa!


DIZEM QUE ESTA MATÉRIA NÃO FOI PUBLICADA, POR RAZÕES ÓBVIAS. AJUDE A DIVULGÁ-LA, SE POSSÍVEL FAÇA TRADUÇÃO PARA OUTRAS LÍNGUAS QUE DOMINAR.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

PROFESSORES DE MATEMÁTICA E BIOLOGIA

Os professores Marcos (Matemática) e Lourival (Biologia) durante desfile de Emancipação Política de Arcoverde.

PROFESSORES DA EREMA -02

Colegas presentes na reunião de pais e mestres.
Romeika, Érica, Oscar, François, Viviane, Eliane, Hilma, Flávia, Soraia e Dagoberto.

PROFESSORES DA EREMA -01

Colegas presentes na reunião de pais e mestres.
Fábio Júnior, Marcos, Luciana, Gilberto, Socorro, Renata, Kátia, Érica e Ivaneide

RECUPERAÇÃO DAS ATIVIDADES-QUÍMICA-I BIMESTRE

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE ARCOVERDE


ARCOVERDE, ___/03/2010

ALUNO(A):_______________________Nº_____

PROF: MANUEL ALVES          TURMA: 2º ANO ___

RECUPERAÇÃO DA ATIVIDADE 01 – I BIMESTRE - QUÍMICA

01) Dada a seguinte reação de combustão do etanol:

C2H6O + 3 O2 ----> 2 CO2 + 3 H2O

De acordo com a estequiometria da reação, 10g de etanol reagem com 21g de oxigênio, produzindo 19g de gás carbônico e 12g de água. Pode-se afirmar que o texto acima está de acordo com a lei de:

a) Dalton.

b) Boyle.

c) Proust.

d) Charles.

e) Lavoisier.


02) Com respeito à tabela:
Carbono  + Oxigênio ------gás carbônico
   12g               x                      44g
    y               16g                      z

I) O valor de “x” é 32g.

II) O valor de “y” é 6g.

III) O valor de “z” é 22g.

IV) Os cálculos usaram as leis de Lavoisier e Proust.

a) apenas I, II e III são corretas.

b) apenas I e III são corretas.

c) apenas I e II são corretas.

d) apenas I é correta.

e) todas são corretas


03) Qualquer que seja a procedência ou o processo de preparação do NaCl, podemos afirmar que sua composição é sempre 39,32% de sódio e 60,68% de cloro, com base na lei de:

a) Lavoisier.

b) Dalton.

c) Proust.

d) Richter.

e) Avogadro.


04) (COVEST-90) Como produto da eletrólise da água, recolhe-se gás oxigênio no eletrodo positivo (ânodo) e gás hidrogênio no eletrodo negativo (cátodo). Assinale que afirmativa representa a razão entre os volumes dos gases recolhidos, nas mesmas condições de temperatura e pressão.

a) 1 volume de oxigênio para 1 volume de hidrogênio.

b) 2 volumes de oxigênio para 1 volume de hidrogênio.

c) 1 volume de oxigênio para 3/2 volumes de hidrogênio.

d) 1 volume de oxigênio para 2 volumes de hidrogênio.

e) 3/2 volumes de oxigênio para 1 volume de hidrogênio.


05) (COVEST-2009) A decomposição do carbonato de cálcio, por aquecimento, produz óxido de cálcio e dióxido de carbono. A partir de 100 g de carbonato de cálcio, e sabendo-se as massas molares: Ca(40 g/mol), C (12 g/mol) e O (16 g/mol), é correto afirmar que:

a) pode-se obter no máximo 40 g de óxido de cálcio.

b) pode-se obter no máximo 52 g de dióxido de carbono.

c) pode-se obter no máximo 1 mol de dióxido de carbono.

d) pode-se obter no máximo 200 g de produtos.

e) se forem consumidos 50 g de carbonato de cálcio, serão produzidos 1 mol de óxido de cálcio.




RECUPERAÇÃO DA ATIVIDADE 02- I BIMESTRE - QUIMICA

01) (PUC-MG-ADAPTADO) Um estudante de Química realizou a seguinte seqüência de operações:

I) Dissolveu óxido de sódio sólido em água, obtendo a solução A.

II) Sobre a solução A, adicionou solução de ácido sulfúrico suficiente para completa neutralização, obtendo uma solução B.

III) À solução B, adicionou solução de cloreto de bário, obtendo um precipitado branco.

Determine:

a) A equação química do processo I.

Na2O(S) + H2O(L) ----> 2 NaOH(AQ)


b) O balanceamento da equação do processo II.

2 NaOH(AQ) + H2SO4(AQ) --------> Na2SO4 + 2 H2O


c) Reconheça os reagentes e produtos do processo III.

Na2SO4 + BaCl2 ----> BaSO4 + 2 NaCl


Reagentes: Sulfato de Sódio e Cloreto de Bário


Produtos: Sulfato de Bário e Cloreto de Sódio


d) Classifique a reação do processo II.

Reação de Dupla Troca Ou Reação de Neutralização.



BOA SORTE!!!!